sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O Rei de Todos os Samadhis

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Sentar-se em lotus completo é trans­cen­­der diretamente o mundo inteiro; é o es­ta­do mais precioso e sublime dos bu­das e patriarcas. Nessa postura, ultra­pas­­sa­mos ímpios e demônios e entramos na intimidade mais funda do coração dos bu­das e patriarcas. Só por este Ca­mi­nho podemos ter a transcendência absoluta e atingir nosso objetivo último. É por isso que os budas e patriarcas concen­tram-se nesta prática e em nenhuma outra.

Saibam que o mundo de zazen é muito di­fe­rente dos demais. Quando este prin­cí­pio for esclarecido vocês devem avan­çar na resolução de atingir a iluminação buscando a prática, a iluminação e o nir­va­na verdadeiros. No instante em que estiverem sentados em zazen, examinem se o tempo permeia ou não todo o espa­ço e considerem a natureza do zazen - é diferente da atividade normal? É um es­ta­do altamente vigoroso? É pensar ou não-pensar? Ação ou não-ação? O zazen é apenas a postura de lotus completa ou existe no corpo e na mente? Ou trans­cende corpo e mente? Precisamos examinar esses vários pontos de vista. O objetivo é obter uma completa postura de lotus do corpo e uma completa postu­ra de lotus na mente; e vocês precisam ter uma postura de lotus completa no estado em que corpo e mente se soltam.

Meu falecido mestre Nyojo disse, "Quan­do você pratica zazen corpo e mente se desprendem. Isso só pode ser obtido através de shikantaza, o apenas sentar. Não é preciso queimar incenso, recitar o nome de Buda, fazer penitên­cia, prostrações ou leituras de sutra." Nos últimos 400 ou 500 anos apenas Nyojo ensinou que podemos ficar face a face com a mente dos budas e patriarcas através de shikantaza e nos tornar unos com a experiência deles. Na China, pou­cos podem se comparar a ele. Não há muitos que tenham corretamente identificado o zazen com o Darma bu­dis­ta, nem o Darma budista com o za­zen, e ninguém esclareceu a verdadeira forma de zazen como Darma budista.

O zazen da mente não é o mesmo que o zazen do corpo, e vice-versa. Há um zazen de shikantaza que difere do zazen no qual corpo e mente se desprenderam. Assim que corpo e mente se despren­dem nós atingimos a experiência e a compreensão dos budas e patriarcas; e precisamos preservar esta mente, examinando todos os seus aspectos.

Buda Sakiamuni disse certa vez a uma assembléia de monges, "Se alguém se sen­ta na postura de lotus, compreende o samadi em corpo e mente. Esta pessoa alcança grande virtude, é respeitada por todos e seu esplendor é como o do sol iluminando o mundo. A preguiça e o des­­lei­xo são postos de lado e ela se tor­na leve e incansável. A mente da ilumi­nação é radiante e brilhante. Sua forma é a de um dragão enrodilhado. Ma­ra, an­te qualquer representação da postura de lotus, enche-se de medo. Imaginem o seu terror quando vir a pos­tura de lotus de um iluminado! Se Mara fica apavora­do apenas com uma figura da postura de lotus, como deve ser gran­diosa a virtude ilimitada da própria postura! Quando nos sentamos em zazen, portanto, temos virtude e paz imensuráreis.”

Sakiamuni disse também a uma grande assembléia de monges,
"É por isso que eu me sento na postura de lotus." Então, ele recomendou aos discípulos a postura de lotus completa. Os ímpios buscam o Caminho através de várias posturas - na ponta dos pés, de pé todo o tempo , com as pernas atrás do pescoço, etc., mas estão imersos num mar de falsida­des e a mente deles jamais fica tranqüi­la. Por isso Sakiamuni instruiu seus se­gui­dores a sentarem-se eretos na postura completa de lotus. Se nos sentamos ere­tos nossa mente se retifica, e sua diva­ga­ção e dispersão podem ser trazidas à unidade. Se a nossa mente se desvia ou nos­so corpo cede, esta postura pode co­locá-los novamente em ordem. Se vocês querem entrar em samadi preci­sam paci­ficar todos esses pensamentos dispersos e divagações. Pratiquem as­sim, e obte­rão o Rei de todos os samadis.

Agora entendemos claramente que a postura de lotus completa é o Rei de to­­dos os samadis. É iluminação. Todos os outros samadis são inferiores. A pos­tu­ra de lotus é um corpo reto, uma men­te brilhante, e o corpo e a mente da tali­dade que leva diretamente aos budas e pa­tri­arcas, iluminação e prática corretas, e vida última de todas as coisas na natu­reza búdica.

Podemos realizar o Rei de todos os sa­madis através da postura completa de lotus neste corpo mesmo - em nossa pe­le, carne, ossos e tutano. Buda Sakia­mu­­ni sempre usou tal postura e trans­mi­tiu-a aos seus discípulos, ensinando-a aos homens e aos deuses. Desde os sete budas do passado, a essência do Cami­nho Budista é esta postura completa de lotus.

Enquanto Buda Sakiamuni sentava-se sob a árvore Bodi, em postura completa de lotus, inúmeros kalpas se passaram. Mas, independentemente do tempo que passou - 50 ou 60 kalpas, 21 dias ou só um tempo curto - ele girou a roda da Lei. O ensinamento de Sakiamuni é com­pleto e de nada carece. A postura completa de lotus contém todos os sutras. Um buda encontra outro nesta postura e todos os seres sensíveis tornam-se budas naquele momento.

Depois que o primeiro patriarca Bodi­darma veio do Oeste, ele passou nove anos sentado diante da parede no mos­teiro de Shositsu Hoshorinji no Monte Su. Desde então, a essência e semente do Darma espalhou-se pela China. A pos­tura completa de lotus foi a corrente vital do primeiro Patriarca. Antes dele chegar à China ninguém conhecia tal pos­tura. Durante a vida inteira, portan­to, devemos estar totalmente engajados, dia e noite, na postura completa de lotus e não sair do mosteiro - este é o Rei de todos os samadis.

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