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Sentar-se em lotus completo é transcender diretamente o mundo inteiro; é o estado mais precioso e sublime dos budas e patriarcas. Nessa postura, ultrapassamos ímpios e demônios e entramos na intimidade mais funda do coração dos budas e patriarcas. Só por este Caminho podemos ter a transcendência absoluta e atingir nosso objetivo último. É por isso que os budas e patriarcas concentram-se nesta prática e em nenhuma outra.
Saibam que o mundo de zazen é muito diferente dos demais. Quando este princípio for esclarecido vocês devem avançar na resolução de atingir a iluminação buscando a prática, a iluminação e o nirvana verdadeiros. No instante em que estiverem sentados em zazen, examinem se o tempo permeia ou não todo o espaço e considerem a natureza do zazen - é diferente da atividade normal? É um estado altamente vigoroso? É pensar ou não-pensar? Ação ou não-ação? O zazen é apenas a postura de lotus completa ou existe no corpo e na mente? Ou transcende corpo e mente? Precisamos examinar esses vários pontos de vista. O objetivo é obter uma completa postura de lotus do corpo e uma completa postura de lotus na mente; e vocês precisam ter uma postura de lotus completa no estado em que corpo e mente se soltam.
Meu falecido mestre Nyojo disse, "Quando você pratica zazen corpo e mente se desprendem. Isso só pode ser obtido através de shikantaza, o apenas sentar. Não é preciso queimar incenso, recitar o nome de Buda, fazer penitência, prostrações ou leituras de sutra." Nos últimos 400 ou 500 anos apenas Nyojo ensinou que podemos ficar face a face com a mente dos budas e patriarcas através de shikantaza e nos tornar unos com a experiência deles. Na China, poucos podem se comparar a ele. Não há muitos que tenham corretamente identificado o zazen com o Darma budista, nem o Darma budista com o zazen, e ninguém esclareceu a verdadeira forma de zazen como Darma budista.
O zazen da mente não é o mesmo que o zazen do corpo, e vice-versa. Há um zazen de shikantaza que difere do zazen no qual corpo e mente se desprenderam. Assim que corpo e mente se desprendem nós atingimos a experiência e a compreensão dos budas e patriarcas; e precisamos preservar esta mente, examinando todos os seus aspectos.
Buda Sakiamuni disse certa vez a uma assembléia de monges, "Se alguém se senta na postura de lotus, compreende o samadi em corpo e mente. Esta pessoa alcança grande virtude, é respeitada por todos e seu esplendor é como o do sol iluminando o mundo. A preguiça e o desleixo são postos de lado e ela se torna leve e incansável. A mente da iluminação é radiante e brilhante. Sua forma é a de um dragão enrodilhado. Mara, ante qualquer representação da postura de lotus, enche-se de medo. Imaginem o seu terror quando vir a postura de lotus de um iluminado! Se Mara fica apavorado apenas com uma figura da postura de lotus, como deve ser grandiosa a virtude ilimitada da própria postura! Quando nos sentamos em zazen, portanto, temos virtude e paz imensuráreis.”
Sakiamuni disse também a uma grande assembléia de monges, "É por isso que eu me sento na postura de lotus." Então, ele recomendou aos discípulos a postura de lotus completa. Os ímpios buscam o Caminho através de várias posturas - na ponta dos pés, de pé todo o tempo , com as pernas atrás do pescoço, etc., mas estão imersos num mar de falsidades e a mente deles jamais fica tranqüila. Por isso Sakiamuni instruiu seus seguidores a sentarem-se eretos na postura completa de lotus. Se nos sentamos eretos nossa mente se retifica, e sua divagação e dispersão podem ser trazidas à unidade. Se a nossa mente se desvia ou nosso corpo cede, esta postura pode colocá-los novamente em ordem. Se vocês querem entrar em samadi precisam pacificar todos esses pensamentos dispersos e divagações. Pratiquem assim, e obterão o Rei de todos os samadis.
Agora entendemos claramente que a postura de lotus completa é o Rei de todos os samadis. É iluminação. Todos os outros samadis são inferiores. A postura de lotus é um corpo reto, uma mente brilhante, e o corpo e a mente da talidade que leva diretamente aos budas e patriarcas, iluminação e prática corretas, e vida última de todas as coisas na natureza búdica.
Podemos realizar o Rei de todos os samadis através da postura completa de lotus neste corpo mesmo - em nossa pele, carne, ossos e tutano. Buda Sakiamuni sempre usou tal postura e transmitiu-a aos seus discípulos, ensinando-a aos homens e aos deuses. Desde os sete budas do passado, a essência do Caminho Budista é esta postura completa de lotus.
Enquanto Buda Sakiamuni sentava-se sob a árvore Bodi, em postura completa de lotus, inúmeros kalpas se passaram. Mas, independentemente do tempo que passou - 50 ou 60 kalpas, 21 dias ou só um tempo curto - ele girou a roda da Lei. O ensinamento de Sakiamuni é completo e de nada carece. A postura completa de lotus contém todos os sutras. Um buda encontra outro nesta postura e todos os seres sensíveis tornam-se budas naquele momento.
Depois que o primeiro patriarca Bodidarma veio do Oeste, ele passou nove anos sentado diante da parede no mosteiro de Shositsu Hoshorinji no Monte Su. Desde então, a essência e semente do Darma espalhou-se pela China. A postura completa de lotus foi a corrente vital do primeiro Patriarca. Antes dele chegar à China ninguém conhecia tal postura. Durante a vida inteira, portanto, devemos estar totalmente engajados, dia e noite, na postura completa de lotus e não sair do mosteiro - este é o Rei de todos os samadis.
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